Câmara do Porto avança com concurso para escolher o novo diretor do cinema Batalha
A Câmara do Porto, através da empresa municipal Ágora, está à procura de um novo rosto para liderar o Batalha-Centro de Cinema e o programa Filmaporto. A abertura do concurso público marca o início da...

A Câmara do Porto, através da empresa municipal Ágora, está à procura de um novo rosto para liderar o Batalha-Centro de Cinema e o programa Filmaporto. A abertura do concurso público marca o início da transição após a saída de Guilherme Blanc para a Fundação Calouste Gulbenkian.
Os novos desafios para o grande ecrã
O futuro responsável artístico terá de cumprir várias metas estratégicas. Uma das prioridades passa por aumentar a oferta dedicada às famílias e ao público infantil.
As atividades culturais também vão sair de portas. O objetivo é alargar a programação ao espaço público, com especial foco na Praça da Batalha.
A valorização do património fílmico da cidade e o reforço da internacionalização são fundamentais. A autarquia exige ainda uma maior aposta na coprodução com festivais de cinema nacionais e estrangeiros.
Prazos e condições salariais
Os interessados podem apresentar a candidatura até ao final do dia 17 de julho. O contrato é estabelecido em regime de comissão de serviço por três anos, podendo ser renovado por igual período.
A posição oferece uma remuneração base mensal de 3.573,41 euros. A este valor acresce um suplemento de 714 euros por isenção de horário.
A decisão final será conhecida a 14 de setembro. O júri vai escolher o vencedor entre cinco finalistas. A equipa de avaliação é liderada por Joana Meneses Fernandes e conta com Manuel Claro, do Instituto do Cinema e do Audiovisual, e com o produtor Rodrigo Areias.
Um novo capítulo na história do Batalha
O novo diretor deve assumir o cargo no último trimestre do ano. Guilherme Blanc cessa funções no final de setembro, encerrando um ciclo de liderança que começou em 2021.
O Batalha é um dos edifícios culturais mais emblemáticos de Portugal. Após vários anos de portas fechadas, o espaço reabriu em dezembro de 2022.
A reabilitação devolveu o cinema à cidade, graças ao projeto assinado pelos arquitetos Sérgio Fernandez e Alexandre Alves Costa. Agora, a sala histórica prepara-se para acolher uma nova visão artística.





























